Trans In Games – Dragon Age – Maevaris Tilani

Aproveitando o climão de Dragon Age, eu resolvi falar sobre uma das personagens mais lindas da história da fantasia medieval. E também uma das poucas personagens no mundo dos jogos eletrônicos que é canonicamente trans.

CUIDADO, pois esse post contém spoilers de Dragon Age: Those Who Speak, Dragon Age: Until We Sleep, Dragon Age: Inquisition, Dragon Age: Inquisition: Trespasser  e…. Sense 8? Pois é.

Eu já falei dela em outro artigo (que eu recomendo que leiam antes de ler esse), mas agora eu quero entrar em mais detalhes sobre a vida, a magia e a beleza de…

Maevaris Tilani

Maevaris_Tilani

Maevaris Tilani

Também conhecida como Mae, é uma magister – que são a classe social dominante do império de Tevinter – legalmente reconhecida como viúva de Thorold, primo de Varric (aquele anão massa do Dragon Age 2 e do Dragon Age Inquisition) (esse reconhecimento legal dela é importante, mantenham isso em mente).

Sua primeira aparição foi na HQ Dragon Age: Those Who Speak, que aparece como uma antiga amiga de Varric, que oferece proteção para ele, Alistair e Isabela na corte de Tevinter.

Ela estava investigando sujeira em outro magister corrupto chamado Aurelian Titus e ajudou nosses heroínes a lutar contra ele.

E tudo parece estar indo bem, até que na HQ Dragon Age: Until We Sleep (continuação de Those Who Speak) Varric descobre que Aurelian capturou Maevaris e estava torturando ela no seu calabouço do mau, enquanto tentava fazer uma grande magia de sangue malégna para controlar a mente de todas as pessoas adormecidas de Tevinter (adormecidas são pessoas que não possui poderes mágicos).

Varric resgata Maevaris imediatamente, e ambos trabalham em conjunto para frustrar os planos de Aurelian.

Primeiro eu gostaria de dizer que o nome desse vilão é engraçado pra caramba… Aurelian… Me faz lembrar do Dicionário Aurélio. O que é um paralelo legal pra eu fazer em relação a umas opiniões que eu tenho sobre ortografia.

671_01

O verdadeiro vilão das pessoas trans

Mas enfim, eu to enrolando.

Eu gostaria de esclarecer que em momento algum a Mae é uma donzela em perigo! O Varric só descobre que ela foi raptada quando ela já está lá. E ela só foi parar lá por que ela tentou impedir os planos do Aurélio (vou zuar esse vilão pro resto da vida) sozinha. E uma vez liberta, ela não desiste de frustrar os planos do dicionário de lavagem cerebral.

Assim como a Nomi em Sense 8, a história da Maevaris não é sobre ela como uma pessoa trans, e sim uma história sobre ela como pessoa, que por acaso é trans.

A transgeneridade de Mae só fica clara na cena em que ela aparece presa e sem roupas nos calabouços do Aurélio, que é paralelo às cenas onde a mãe da Nomi fica chamando ela pelo nome antigo em Sense 8. Mostra o sofrimento da personagem trans em um mundo transfóbico, mas não fica jogando isso na sua cara e nem é o foco da história. É apenas uma forma de aprofundar a personagem.

Quando ela vai pro Desvanecer (Fade) junto com as outras personagens do quadrinho, o que faz ela querer ficar é um mundo onde o marido dela ainda está vivo. Mesmo assim, ela decide se unir a Varric para lutar contra o Aurélio quando ele lembra ela o que Aurélio havia lhe feito. É uma cena que aumenta a profundidade da personagem mostrando o que ela deseja, e botando como contraponto os seus ideais. O que é um tema comum em Dragon Age.

Malditos gramáticos!

Maevaris_-Ath_Velanis_Dungeon

Varric encontrando Mae nos calabouços da gramática!

Ela também aparece em Dragon Age Inquisition, em uma das missões opcionais da Mesa de Guerra como uma possível aliada da Inquisição que está tentando passar uma lei em Tevinter que impede atividade Venatori (uma ordem de magos que serve o vilão do jogo).

Dorian_promotional_inquisition

Dorian Pavus

Ela não ~apareeeece~, mas é ponta o suficiente.

E no final da expansão Trespasser, ela se junta com Dorian Pavus, aquele personagem gay que faz parte do seu grupo em Inquisition, e criam um tipo de partido político chamado Lucerni, afim de consertar e redimir Tevinter nos olhos de Thedas.

A participação dela nos jogos de Dragon Age é ainda menor do que a do Krem, mas ela ainda é muito importante para o cenário.

Mas vejamos o seguinte…

Tanto ela quanto o Krem são tevenes. Krem teve que mentir para o exército tevene e subornar o médico de campo para ser aceito lá como homem. E mesmo assim, quando foi descoberto como trans, ele teve que fugir para fora de Tevinter. Porque está tudo de boa pra Maevaris, mas não pra ele?

Na verdade, isso fica ainda mais estranho quando a gente vê a forma como Dorian foi tratado pela própria família.

Maevaris obviamente teve privilégios em Tevinter que foram negados para Krem, considerando que ela nasceu com magia em uma família nobre e ele sempre esteve a um passo da escravidão.

tumblr_moi9v31H311qjfdczo1_r1_1280

Arte por psdo

E mesmo tendo os mesmos privilégios que Mae, Dorian quase teve sua alma torturada para todo o sempre pelo seu próprio pai, simplesmente por ser gay.

Mae provavelmente teve que lutar para se provar constantemente para o Magisterium de Tevinter, mas considerando que ela não teve a inquisição nem nada parecido pra apoiá-la, ela provavelmente teve o apoio da sua família pra se manter lá mesmo depois de se assumir.

Ou isso, ou ela jogou suas cartas muito bem antes da transição pra ser aceita como uma mulher magister.

E nós temos que lembrar que ela é legalmente reconhecida como VIÚVA de um ANÃO. Então não apenas ela é legalmente mulher para os olhos do Magisterium, como também teve a total liberdade de se casar, sob os olhos da lei, com um anão! Que Tevenes consideram inferiores por não serem capazes de usar magia!!!!!!

Eu só imagino as coisas pelas quais ela deve ter passado, considerando o quão machista pode ser Tevinter (machismo que só foi superado pelo resto de Thedas graças a Andraste).

Infelizmente a gente não sabe muito mais do que isso sobre a Mae.

Que que vocês tão esperando pra tornar ela uma personagem jogável, BioWare?!

Mesmo assim, eu amo ela. Ela é forte, inspiradora e realista, mesmo soltando raios arcanos das mãos.

É por causa de personagens assim que eu amo tanto Dragon Age.

Promotional_Maevaris

E ela ainda é uma carta boa pra caramba em Heroes of Dragon Age

Acessem amanhavira.wordpress.com para saber mais sobre a nossa stream de Dragon Age RPG.

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.