Aniversário de 1 Ano do Diário de Jogos da Felicia!

Artista desconhecide

Cara… Faz um ano que eu tenho esse negócio funcionando.

Um ano inteiro! Isso são 365 dias e 6 horas! (mais ou menos).

Eu nunca mantive nada por um ano. Nem amizades eu normalmente consigo manter por mais tempo que isso. Isso é inédito! Sem precedentes.

Eu escrevi 6 parágrafos aqui, originalmente, agradecendo por me acompanharem nessa jornada de 1 ano inteiro.

Mas sendo bem sincera, eu to confusa. Eu to com medo. Eu NUNCA tive nada por mais de um ano, e a minha depressão não me deixa pensar que esse caminho todo que eu percorri foi bom.

Eu estou triste e querendo chorar enquanto escrevo esse post porque eu não sei como devo me sentir! Eu não sei o que dizer pra vocês sobre a sua influência no blog. Eu não sei se eu devo me abrir, fazer um discurso completo, cair nos clichês de todo aniversário de blog ou canal do youtube que vocês já viram por aí.

Eu to com medo!

Mas sabem do que eu não tenho medo? Des minhes leitores. Vocês me mandaram cada mensagem linda no decorrer desse ano. Me motivaram. Leram as minhas coisas. Me elogiaram e me criticaram e me ajudaram a me levantar.

Eu não quero dizer que vocês são minha força, mas… São. Acho que esse blog só continua aqui porque vocês não me deixam parar, e em troca, eu não me deixo parar.

É difícil manter um blog quando você tem que tomar 6 comprimidos por dia só pra tentar não se matar de novo. Se não fossem suas mensagens de apoio eu já teria desistido do blog e de mim mesma.

Eu tenho es leitores mais doces do mundo, e eu espero que vocês continuem gostando de ler meus posts tanto quanto eu gosto de ler seus comentários.

Eu amo vocês! Vamos comemorar esse amor com alguns destaques do que rolou durante o ano.

 


Maio – 2015

FGDMC

MyCraft

O primeiro post do blog. Ele não fala sobe absolutamente nada relevante, mas eu precisava começar de algum jeito né?

2015-05-25-disforia

O PROTAGONISTA MASCULINO E A JOGADORA DISFÓRICA

Com esse post aqui eu já estava começando a ganhar uma ideia do que o blog se tornaria. Uma perspectiva verdadeiramente trans encima dos jogos eletrônicos que a gente tanto gosta.


JUNHO – 2015

2015-06-24-E32015

e3 2015

Em junho de 2015 aconteceu a E3 de 2015 que foi um dos momentos mais incríveis pras mulheres na indústria dos jogos:

Nós existimos, e estamos aqui! Criando, protagonizando, construindo nossos sonhos.

2015-06-25-guildwarstrans

NPC Trans em Guild Wars 2

Foi nesse mês que eu descobri a existência da Sya, uma mulher trans em Guild Wars 2, e me senti motivada a iniciar a principal coluna do blog: Trans In Games.

Scarlet destruiu tanto em um piscar de olhos. Aquilo me lembrou do quão curta a vida é, e como nós devemos passar cada momento abraçando quem realmente somos.

2015-06-28-Gwyndolin

TRANS IN GAMES – DARK SOULS – DARK SUN GWYNDOLIN

E é claro que eu comecei esta coluna declarando meu amor pela mais incrível personagem da história dos videogames.

Por incrível que pareça, antes de escrever esse artigo, só havia conhecido a Gwyndolin à uma semana, através do blog de outra garota que usava Dark Souls como um exemplo de transmisoginia, e a Gwyndolin como um exemplo de como mulheres trans são mal representadas no mundo dos videogames. Engraçado né? Como de um post cheio de crítica e até ódio eu consegui fazer minha própria pesquisa e tirar disso uma história de amor e tristeza.


JULHO – 2015

Quantificando aparências Parte 1 e Parte 2

Julho foi um mês cheio de sucesso, começando pelo meu ensaio sobre a quantificação de aparências em RPGs de mesa, do qual eu estou mega orgulhosa até hoje.

Yule e ÍRIS

Yule também acontece no mês de Julho, e foi quando eu comecei a sincronizar a Roda do Ano céltica com a página do facebook.

Foi aqui também que eu descobri que eu apareci num documentário!!!!! (Deusa como eu to feia nesse video)

E graças a esse documentário (e eu acredito que graças aos Deuses também), eu conheci uma garota muito especial, que por mais que a gente não esteja mais ~junta~, ela continua servindo de inspiração pra mim e pra esse blog. E foi uma das principais inspirações pro próximo post dessa lista:

2015-07-23-gender

SOBRE SER MULHER, SER TRANS, MAS NÃO SER BINÁRIA

Um dos textos mais queridos des minhes leitores foi publicado nesse mês. E também é um dos meus textos mais queridos.

Acho que se esse blog tem um must read que não envolva nerdice, é esse.


AGOSTO – 2015

2015-07-26-naoto

TRANS IN GAMES – PERSONA 4 – NAOTO SHIROGANE

O meu trabalho mais polêmico até hoje foi publicado em Agosto. Eu não gosto muito desse texto, mas se o Transviado gostou, quem sou eu pra desgostar?

2015-08-16-DARCR

RESENHA: DRAGON AGE RPG CORE RULEBOOK

Em compensação eu também terminei de ler o Livro de RPG que viria a se tornar o meu RPG favorito de todos os tempos!

2015-08-29-gone home

PORQUÊ GONE HOME É MEU JOGO FAVORITO

O último post de agosto foi gostosíssimo de escrever. E foi temático com uma data importante do mês.

Qual data? Ah, isso seria spoiler do jogo.


Setembro – 2015

2015-07-23-krem

DADOS! DE 1 A 120 LADOS.

O meu post favorito de setembro foi essa nerdice histórico-matemática sobre dados de RPG.

A maioria de vocês provavelmente não liga pra essas coisas, mas eu me diverti TANTO fazendo essa pesquisa que vocês não tem ideia.


Outubro – 2015

2015-10-28-rileyhero

RILEY É MINHA VERDADEIRA HEROÍNA

Em Outubro eu confessei minha admiração pela minha personagem favorita de Sense 8. A personagem que todomundo julga ser a mais fraca que só serve pra drama.

Eu digo pra vocês. Ela é a mais forte de todas as pessoas no grupo!

Ah, e também foi esse post que estabeleceu que o FGD não seria mais sobre apenas transgeneridade e jogos.


Dezembro – 2015

2015-12-23-NATAL

OS 2 PRIMEIROS NATAIS DESSA TRANS NÃO-BINÁRIA

Pulando um pouco pra Dezembro, Outro destaque importante é esse post que fiz contando pra vocês um pouquinho da minha vida. e o primeiro post a entrar na categoria de Diário. Vocês parecem gostar desses né?


Janeiro – 2016

2016-01-30-ddvt

GUIA PARA A LINGUAGEM ORAL NÃO-BINÁRIA OU NEUTRA

Em janeiro eu publiquei o primeiro post do blog que não é de minha autoria, mas parece ter ajudado MUITA gente internet à fora.

É de longe o post mais acessado na história do blog.

2016-01-01-começo

SOBRE DEPRESSÃO E A GARANTIA QUE TUDO FICARÁ BEM

Em Janeiro eu também falei pra vocês sobre as minhas dificuldades em seguir com o blog. Foi a primeira vez que eu dei detalhes sobre a minha depressão pra vocês, e o que eu disse nesse post não é nem a ponta do ice berg do que eu ando passando comigo mesma.

Felizmente em Abril eu comecei a tomar remédios pra isso e… Bom, eu falo sobre isso em outro post.

O fato é que as suas respostas pra esse post foram as mais incríveis possíveis, e eu agradeço de todo meu coração pelo público carinhoso que estamos criando com isso aqui <3


Fevereiro – 2016

2016-02-01-TAG

APROPRIAÇÃO TRANSGÊNERA

Outro must read do blog foi postado no dia primeiro de fevereiro. E qualquer pessoa que queira entender minhas lógicas por trás de dizer que personagens como Samus ou Zelda são trans PRECISAM ler este argumento!

2016-02-02-lugh

LUGHLOGIA – JOGOS DE MESA E PAGANISMO

E no dia 4 de fevereiro acontece outro feriado da Roda do Ano celtica que comentei mais cedo, Lughnasadh, que me inspirou a escrever um post sobre jogos de mesa com ligações à religiões pagãs!

Eu sei que a maioria de vocês provavelmente não liga pra isso, mas eu me diverti TANTO fazendo essa pesquisa! Tanto quanto quando eu fiz a pesquisa dos dados (na verdade, um post complementa o outro).

2016-02-12-amv

DRAGON AGE!!!!!!!

Em fevereiro, isso aconteceu:

E isso:

E isso também:

logo ma-ae

E eu juro pra vocês que o projeto NÃO MORREU!

VAI TER MAIS DRAGON AGE E VAI TER MAIS A MANHÃ VIRÁ! EU JURO! Só não sei quando ainda.


Março – 2016

2016-02-26-ggggllllssss2

LGB, SEM O T

Março começou com o meu segundo post mais polêmico, mas um dos quais eu mais me orgulho.

Eu acredito que é preciso lembrar o ativismo LGBT, que mesmo dentro da comunidade, pessoas trans estão em uma situação de fragilidade que não atinge nenhuma pessoa LGB.

e é sempre bom lembrar também que trans e LGB não são a mesma coisa. Gênero e sexualidade não são a mesma coisa.

joguetrans

Grupo Steam – Jogue Trans

Em Março nós também criamos um grupo da Steam para pessoas trans e aliadas chamado Jogue Trans.

2016-03-10-LBT

20 MULHERES ALBT FICTÍCIAS QUE INSPIRAM A FELICIA

E em março eu também postei uma pequena homenagem ao dia da mulher. Listando 20 mulheres ALBT fictícias incríveis que me inspiram a me tornar uma pessoa melhor.

E eu realmente gostei de fazer essa parada de listas. Acho que farei mais vezes.


Abril e Maio – 2016

No mês de abril eu tive que parar as atividades do blog. Acho que mais tarde eu explico melhor o que aconteceu. Mas agora estamos aqui…

Dia 21 de maio de 2016. Exatamente 1 ano desde o Mycraft.

Acho que se não fosse todo esse apoio externo, eu não teria mantido esse blog por tanto tempo. Muito obrigada por lerem e ficarem por dividirem todos esse sentimentos, conhecimentos e palavras de dor e carinho comigo, gente. Significa muito pra mim essa companhia.

Eu amo vocês. É sério.

Vamos esperar que esse seja apenas o começo de uma aventura muito maior, e que a nossa pequena comunidade de jogadores e designers trans e trans-aliades cresça ainda mais!

3 comentários sobre “Aniversário de 1 Ano do Diário de Jogos da Felicia!

  1. Pedro Melo disse:

    Ei, não desista do site, viu? ;) Adoro ler seus textos. Acho muito bom ler a sua visão sobre a indústria dos games, entre outros assuntos. Quando eu encontro textos fora daquela visão tradicional homem-hétero-cisgênero-etc, geralmente é com a ótica feminista de mulheres cis ou homem cis homossexual (esse tendendo bem mais para o lado erótico). Mas a visão de uma pessoa trans é algo bem raro e importante para reflexão. Fora que escrever nele é uma terapia, né? Bjs, continue arrasando <3

    P.S.: Já pensou em criar um grupo para ter mais contato com xs leitorxs?

    Curtir

    • feliciaguerreiro disse:

      Um grupo de facebook você diz?
      Já pensei, mas não acho que eu tenha capacidade emocional de moderar e administrar esse grupo.
      PS: Não use x na comunicação escrita neutra de gênero. Isso fode com a leitura pra pessoas disléxicas. Você pode usar o artigo “el/els” e terminar os adjetivos e substantivos que mudam de acordo com o gênero da pessoa com “e” ou “ie”. Então ali seria melhor escrever “els leitores” ou “els leitories”.

      Curtido por 1 pessoa

      • Pedro Melo disse:

        Opa, obrigado pela correção. Já tinha visto o uso do “el/els” mas não sabia como utilizar. No meu meio, ainda é comum o uso do x (que realmente dificulta a leitura mesmo para mim).
        Sobre o grupo, tudo bem, compreendo. Só POR FAVOR não desapareça e que o próximo ano seja ainda maior :D

        Curtir

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.