Tomem os meios de comunicação

Você quer que a revolução aconteça? Sim? Eu também. E Marx já dizia que para que a revolução acontecesse, a classe trabalhadora deveria tomar os meios de produção. E no mundo pós apocalíptico neoliberal distópico cyberpunk de capitalismo tardio que a gente vive, comunicação também é produção, e nós podemos e devemos tomar os meios de comunicação.

Na verdade, tomar os meios de comunicação será o primeiro passo da revolução do séxculo XXI pois a revolução não pode ser organizada em meios de comunicação controlados pelo capitalismo.

Existem várias formas de tomar os meios de comunicação, mas a primeira dela é rejeitando a comunicação por meios burgueses. Nesse post eu vou tratar justamente de como evitar os serviços de mensagem burgueses e tornar a sua internet o melhor possível para VOCÊ e não para o capital.

Mensagens Instantâneas e Conferências: Whatsapp, Messenger, Discord, Hangouts & Skype.

É verdade que o whatsapp tem criptografia ponto a ponto e provavelmente é mais seguro de usar do que o Telegram se você está planejando ação direta com suas camaradas. Mas é uma cilada, bino.

O Whatsapp foi comprado pelo Facebook em fevereiro de 2014. O Facebook é uma empresa privada cujo principal objetivo, como toda empresa privada, é o lucro. Nada impede o Zucc de desligar o PAP algum dia se a grana no negócio for boa suficiente, e nossas organizações não podem estar à mercê dos desejos do mercado.

Na verdade, o Discord, o Skype, o Hangouts e o Messenger conseguem ser ainda piores que o Whatsapp porque eles já contribuem pra uma coisa que a maioria das pessoas acha creepy: Quando você tá falando pra um amigo seu sobre um jogo que você tá curtindo e de repente o google te mostra 500 artigos sobre esse jogo na sua próxima pesquisa e o Facebook te bombardeia de propagandas de jogos semelhantes.

Não comprometa sua privacidade usando esses softwares capitalistas.

Em vez de confiar que o mercado vai “permitir” que nos comuniquemos sem espionar as nossas conversas, estamos muito mais seguras confiando em organizações não governamentais que não dependem do mercado e realmente podem servir de plataforma para a nossa revolução. E quando não há opção fora do mercado… Pelo menos pega uma criptografiazinha.

Privacidade – Signal

Se você quer manter toda a privacidade e segurança oferecida por um sistema de mensagens com criptografia ponto a ponto você JÁ DEVERIA ESTAR USANDO O SIGNAL.

É a melhor ferramenta de mensagem privada que existe hoje em dia, e é frequentemente usada por anarquistas para planejar ações diretas que possam ir contra a lei.

Aqui estão os links dele na Play Store e na App Store.

Disseminação de Conteúdo & Discussão Aberta – Telegram

Se você não está planejando ação direta ilegal com as suas camaradas, você provavelmente quer um IM só pra conversar e trocar umas ideias. Os sistemas de compartilhamento de arquivos, grupos e canais do Telegram tornam ele o IM ideal para trocar essas ideias sem a influência de algoritmos e “robôs do Bolsonaro”. E tudo isso meticulosamente criptografado através de um código que, segundo a própria ong, ainda não foi quebrado. E eles querem muito que alguém quebre e os avise, tanto que oferecem um prêmio em dinheiro pra quem conseguir.

O Telegram funciona em Android, iOS, Windows Phone, Mac, Windows PC, Linux e qualquer browser com suporte pra HTML-5. E ao contrário do Whatsapp você não depende de um smartphone ligado na internet pra usar ele. A sua conta pode ser criada, inclusive, com um celular descartável.

E se por acaso os aplicativos de celular não estiverem funcionando ou você preferir uma UI diferente, também tem o Telegram X no Android e no iOS.

Além disso, ele tem um sistema de usernames e URLs que você pode usar como forma de compartilhar seu contato com outras pessoas sem usar o número de telefone. Inclusive quem quiser falar comigo lá é só chegar no t.me/felinya.

Canais que eu recomendo seguir são:

t.me/FeliciaGDO Canal Daqui!
t.me/leftygramLeftygram
t.me/discordiansocietyDiscorcian Society
t.me/esquerdasunidascanalEsquerdas Unidas
t.me/traaaaaaannnnnnnnnnsReposts do r/ traaaaaaannnnnnnnnns

E alguns grupos:

t.me/EspacoTransNosso Grupo
t.me/poleiticasPoleiticas
t.me/jairvazandoJair Vazando Tech

Posso atualizar essas listas com suas sugestões.

Vídeo conferência – appear.in

Appear.in é o melhor side de vídeo conferência por três motivos bem simples: Usuários não precisam se cadastrar, basta seguir o link de convite. A única pessoa que precisa fazer um cadastro é a host.

Nenhum arquivo das conversas é feito porque os servidores deles só servem pra manter o feed das câmeras na hora que a conferência acontece.

Não precisa instalar nada no seu computador nem no celular. Basta abrir o browser e TCHAN.

Teamspeak – Teamspeak?

Eu honestamente não sei porque as pessoas pararam de usar o Teamspeak e foram pro Discord. O Teamspeak sempre funcionou e continua funcionando muito melhor do que o Discord. Sem falar que o Teamspeak criptografa as conversas, enquanto o Discord vende elas pras empresas.

Não sei se vocês ficaram sabendo, mas ano passado o Discord atualizou os termos de uso e agora tudo que você disser nele vai ser gravado e usado contra você. O Discord é uma empresa que visa lucro exatamente como o Facebook, a Microsoft e o Google, e não é digno da sua confiança. Voltem pro teamspeak seus caralho.

Ou vão pro Telegram se é os grupos que vocês gostam.

Notícias: Facebook, Twitter, Whatsapp

Essa me parece a mais óbvia, e vai parecer bem óbvio pra vocês também, mas é importante dizer…

Mídia social e whatsapp não é confiável pra receber notícias, mas algumas pessoas não sabem que existe um jeito bem mais simples de receber notícias no seu celular.

RSS

Feed de RSS. É só você encontrar qualquer aplicativo de RSS que você goste (eu uso o Feedly) e tacar o link dos jornais e blogs que você confia nele. Simples, rápido, fácil, e você não tem que lidar com comentário de proto-fascista.

Se você for usar RSS não esqueça de assinar esse blog aqui pra receber mais dicas anarquistas!

Um amigo meu falou pra colocar o Medium aqui, e eu pensei em colocar o WordPress.com também, porque ambos são plataformas de blog auto gestadas, mas ambos ainda são serviços capitalistas que visam lucro antes de tudo, então eu não tenho como recomendar esses serviços. Mas qualquer Medium ou blog do WordPress é compatível com RSS, então só use RSS mesmo.

E já que estamos no assunto de “só usar RSS mesmo”, se as recomendações de vídeo do youtube são algo que te incomoda, use o RSS em vez de um cadastro google pra acompanhar seus canais favoritos e fique feliz na sua privacidade.

Acompanhar a vida dos seus amigos: Twitter, Facebook, Instagram, Tumblr.

I mean. Quem gosta de Faceboook? Houve um êxodo gigantesco da comunidade brasileira pra fora do Facebook desde outubro de 2018 porque mais ninguém confia no Mark Zuckerberg. E a maioria das pessoas que já usava o Twitter antes do êxodo já odiava o Twitter por causa da noção escrota do site do que moderação significa.

E acho que todo mundo pode concordar que o Tumblr deu um tiro no pé banindo qualquer coisa que pareça pornografia ¯\_(ツ)_/¯

Por isso boa parte da esquerda gringa tá indo pro Mastodon, pra onde eu também fui.

Mastodon

Mastodon é uma rede social baseada numa ferramenta de internet descentralizada chamada Fediverse.

O site funciona basicamente como o Twitter com a possibilidade de escrever posts de 500 caracteres em vez de só 140. Mas por ser descentralizado ele é muito mais interessante do que isso.

O Mastodon é dividido em instâncias, que são como servidores auto-gestados pela comunidade da própria instância. Todos os custos para manter a instância no ar são pagos pela comunidade na forma que ela achar melhor e a moderação de cada instância acontece nos termos daquela própria comunidade.

Todas as instâncias são, entretanto, ligadas por uma federação, o que significa que no seu perfil da instância X você é capaz de seguir qualquer pessoa de qualquer outra instância e interagir com ela normalmente.

O Mastodon, portanto, têm 3 feeds: O primeiro é das pessoas que você segue, como acontece normalmente no Twitter. O segundo é de todas as pessoas dentro da sua instância – uma ótima maneira de interagir com estranhos e fazer novos amigos. E o terceiro é um feed de todas as pessoas de instâncias de fora que as pessoas da sua instância seguem, pra você poder, se assim desejar, interagir com ainda mais pessoas ainda mais diferentes de você (ou surpreendentemente semelhantes).

É importante escolher qual instância você quer fazer parte para evitar estresses futuros. As duas instâncias brasileiras mais populares no momento são masto.donte.com.br e colorid.es , mas ainda são bem poucas pessoas que usam. Você vai ter bem mais sorte entrando numa instância em inglês ou japonês (japoneses ADORAM Mastodon).

A instância principal pra você simplesmente ter um perfil que a maioria das pessoas se cadastra e funciona de forma mais semelhante com o Twitter é o mastodon.social , mas os sites instances.social e joinmastodon.org tem ferramentas que podem te ajudar a encontrar a instância que mais combina com você.

Pixelfed

O instagram é uma ferramenta engraçada e não lá muito útil (pra mim pelo menos), mas as pessoas gostam dela. Vendo que o Instagram criou um tipo de nicho de fuçar a vida das pessoas através de fotos e vídeos curtos, as desenvolvedoras do Fediverse começaram recentemente a trabalhar em outra rede social federada – como o Mastodon – espelhada no Instagram.

Ela ainda está em beta e não existem muitas instâncias, mas eu realmente sugiro que você pelo menos dê uma olhada no Pixelfed.

É exatamente a mesma estrutura social que eu dei ali pro Mastodon, mas com a estrutura de postagem do Instagram. E eu acho isso legal pra caralho.

Não só legal, na verdade, como extremamente útil pra mim. Há um tempo eu já queria fazer um Instagram de jogos, mas é muito difícil compartilhar screenshots no Instagram, que é um software especialmente feito pra bisbilhotar o seu celular, não o seu PC ou seu console.

No pixelfed por outro lado não tem ninguém bisbilhotando meus equipamentos, e eu posso postar direto do PC.

Se você está curiosa e quer experimentar a nova rede social – que, repito, ainda está em beta então tá BEM crua – o link é pixelfed.social

Claro que ainda existe ativismo a ser feito dentro do Facebook, Twitter, Instagram e YouTube, e tomar parte desse ativismo também é tomar os meios de comunicação. Mas para fins de organização revolucionária, esses são os melhores serviços e softwares que nós podemos usar para discutir as estratégias de como desmantelar o capitalismo antes que ele DESTRUA A PORRA DO PLANETA.

E se você tem interesse em me ajudar a tomar os meus próprios meios de produção de volta dos interesses capitalistas, considere dar uma força no Paypal ou no Catarse.

Amo vocês.




Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.