Lughnasadh 2019, Donkey Kong 64 & Visibilidade Trans

Sabe quando você está jogando um RPG medieval qualquer, e aí você chega num vilarejo aleatório e está tendo um “festival da colheita” cheio de jogos, brincadeiras, e quitutes deliciosos? Mas, principalmente, um campeonato que suas personagens provavelmente vão ser obrigadas a participar?

Talvez a sua narradora não saiba, mas isso provavelmente foi baseado numa celebração que os antigos irlandeses chamariam de Lughnasadh, que ainda acontece tradicionalmente no dia 1 de Agosto na Irlanda e outros lugares que herdaram essa cultura no hemisfério norte, ou no dia 2 de Fevereiro para neo pagãs do hemisfério sul.

E o Lughnasadh foi bastante especial esse ano, graças a Donkey Kong 64, sereias e um certo menino que adora soja.

Lughnasadh

Esse post se trata da Roda do Ano como compreendida pela Wicca, Se você quer saber o que é isso, clique aqui.

Continuando a história de onde paramos no último Sabbath, o solstício de verão, o Lughnasadh é quando as férias do Deus e da Deusa acabam e é hora de realmente se esforçar para manter o seu reino.

O Deus é o corpo físico da Deusa, o Senhor da Selva, plantas e animais. Mas em Lughnasadh ele também é o senhor das pastagens e plantações. Ele capturou os animais e arou o campo para plantação. O seu próprio esforço está presente nas plantas que crescem da Terra.

De muitas maneiras, o trigo e todos os grãos são símbolos do Deus. Eles vem de dentro da Terra e à ela retornarão um dia. Sua forma fálica é usada para jogar semear a terra (sêmen) que trará vida novamente a si mesmo. E seu corpo é sacrificado para que ele possa renascer mais tarde na forma de outra planta com mais grãos que continuarão o ciclo.

O sacrifício do Deus é muito importante para Lughnasadh, pois sem a troca dos grãos no campo, o solo ficaria infértil. E esses grãos são utilizados para a nossa nutrição e manutenção de nossas próprias vidas. O Deus se sacrifica para manter a saúde do seu próprio reino, onde nós, e ele mesmo, moramos.

Com o sacrifício do grão, pães normalmente eram os alimentos mais comuns de serem preparados nessa época do ano. E quando você come pão, você está comendo o corpo do Deus que se sacrificou pelo nosso bem. Acho que você já ouviu essa história antes né?

Mas esse sacrifício não é exclusivamente masculino. Na história irlandesa original, Lughnasadh era um festival de torneios esportivos que o deus guerreiro Lugh fazia em homenagem à sua mãe, Dana, que havia se sacrificado também pelo bem do seu povo.

A história do sacrifício pelo bem do seu povo, do seu reino ou do seu lar, é a chave para compreender o Lughnasadh. A Deusa e o Deus precisam cuidar da sua casa e da sua família, e para isso elas precisam trabalhar, gastar o seu tempo e energia e realizar algum tipo de sacrifício. Mas Lughnasadh ainda é uma comemoração, então esse trabalho não é simples sofrimento. É trabalho feito com amor, diversão, dedicação e que realmente alimenta suas almas e sua casa.

Na Wicca, nós celebramos nosso próprio sacrifício e o sacrifício da terra e de suas plantas e animais para manter o reino vivo. E fazemos isso através de todo tipo de esporte, que são o ápice do esforço para o fim de um bem maior.

Okay, o que isso tem a ver com Donkey Kong 64?

Speedrunning

O Lughnasadh sempre teve uma ligação muito forte com esportes e jogos, tanto que em um deles eu escrevi um texto aqui sobre antigos jogos com significados pagãos. E hoje em dia videogames envolvem tanto esforço físico e mental quanto os esportes de antigamente.

Para algumas pessoas, Games Done Quick, um festival de pessoas tentando terminar vídeo games diversos o mais rápido possível, e semelhantes, são mais importantes e impactantes do que as próprias olimpíadas. Principalmente pelo fato de que a maioria desses eventos de vídeo games sento completados o mais rápido possível convertem os seus lucros em doações para instituições que realmente fazem diferença no mundo. E o esforço dessas jogadoras é realmente convertido em tornar o reino em que elas vivem – sua comunidade, país ou planeta – se tornem um lugar melhor e mais saudável.

E Donkey Kong 64 é um jogo notoriamente difícil de ser completo. E tão incrivelmente chato de se jogar que algumas pessoas consideram ele uma tortura. Ou, melhor dizendo, um sacrifício.

Visibilidade Trans

No dia 19 de Janeiro de 2019, o menino da soja, h.bomberguy, começou a sua árdua jornada ao vivo na internet para conseguir todas as bananas de Donkey Kong 64 e completar o jogo em 101% o mais rápido que ele conseguisse.

Todas as doações que ele recebesse de pessoas assistindo ele passar por esse inferno digital foram repassadas para Mermaids, uma instituição inglesa que oferece suporte para jovens transgênero no país.

Mas essa não foi qualquer Stream. Foi um evento histórico pro ativismo transgênero no Reino Unido.

h.bomberguy arrecadou mais de 340000 dólares em doações para a instituição! Isso dá aproximadamente 1280000 reais! Eu REPITO: UM MILHÃO DUZENTOS E OITENTA MIL REAIS. É dinheiro pra caralho!

Além disso inúmeras celebridades trans e trans-aliadas do mundo todo se juntaram à stream para falar sobre suas histórias e reivindicações políticas. Incluindo a presença das duas ativistas políticas LGBT de esquerda mais famosas dos Estados Unidos: Chelsea Manning e Alexandria Ocasio-Cortez. A última admitindo que o Nintendo 64 é o videogame favorito dela.

A stream completa durou mais de 50 horas! Ninguém disse que você precisa ser bom no jogo pra fazer a diferença. E todas essas 50 horas foram repletas de discussões sobre gênero, direitos humanos, muitas piadas internas, nascimento de novos memes, e no geral, positividade num nível que a comunidade trans não havia visto há muito tempo.

E o h.bomberguy é cis.

Se isso não representa tudo que o Lughnasadh significa, eu não sei o que representa.

Paz.

E se você acha que o que eu escrevo aqui tem valor, considere me dar uma força no Catarse. Por enquanto sua grana não vai ser redirecionada a nenhuma instituição, mas quando minha renda estiver certa, com certeza tomarei parte em tornar o nosso reino um lugar mais saudável.




Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.