Simuladores de Paternidade no Yuletide de 2019

Vocês sabem o significado da noite mais escura do ano? Significa que inevitavelmente a luz tornará, e quanto ela retornar, será com mais força do que nunca. Quando o dia amanhecer amanhã veremos um Sol jovem, cheio de energia trazendo consigo infinitas possibilidades. Se você estiver suficientemente ao Sul é possível dizer até mesmo que o Sol nasceu de fato no dia do solstício de Junho no hemisfério Sul.

Indo ao norte, entretanto, você ouviria histórias do nascimento do Sol no Solstício de Dezembro. E é daí que vem as histórias de todos os deuses solares nascendo entre 20 e 25 de Dezembro. Desde Apollo até cristo.

Na Wicca, nós vemos essa data como o nascimento do Sol e da Criança da Promessa. O Deus que nasce do útero da Deusa, onde Ele mesmo se fecundou, para se encontrar novamente com Ela para que Ela possa mais uma vez expressar o Seu amor por Si mesma.

Mas o Sol ainda é jovem. Ainda uma criança. Então ainda está frio pra caralho. Essa é a data, portanto, do lar e da família. É o dia de ficar quentinha nas cobertas com as pessoas que você ama e trocar presentes que simbolizem esse amor.

O nascimento do Deus, entretanto, não é o único mito de Yuletide. Esse nome, na realidade, vem das tradições nórdicas de ficar em casa porque tá frio demais lá fora. Nas partes mais setentrionais da península escandinava as noites dessa época do ano poderiam durar DIAS, e clãs inteiros ficavam trancados dentro de casa bebendo, conversando e realizando rituais pra que a primavera chegasse logo.

Era dito que nessa época do ano acontecia a “caçada selvagem”, quando Odin e outros Aesir desciam para Midgard (a terra dos humanos) para caçar Draugur, Dragões, e outras criaturas sobrenaturais que ocupam nosso mundo nas longas noites de inverno.

Nesse rolê de um monte de gente amontoada num lugar só vieram todas as tradições que hoje nós associamos com Natal: as árvores decoradas, o beijo debaixo do visco, a troca de presentes, as lareiras, as músicas comemorativas em família, o “papai noel” que na verdade era Odin correndo pelo céu, e, obviamente, uma ceia bem gorda pra todo um batalhão de vikings ficar de buchinho bem cheio e feliz.

Hoje a Deusa deu a luz ao Deus, e o mito moderno que eu quero criar é a Deusa, no seu apartamentozinho, grávida, esperando sua família de sangue e sua família de alma chegar para ajudar no parto do seu filho. E quando a criança nasce, toda a tristeza que veio com o Samhain é transformada em esperança e Felicidade, não só para a Deusa mas para todas as pessoas ao redor dela.

Não é sempre que uma criança nasce, mas sempre podemos deixar que a esperança da Criança da Promessa cresça em nós. Podemos nos comunicar com as nossas crianças internas ou dar cuidado pras crianças ao nosso redor.

Hoje é dia de encontrar as pessoas que amamos e demonstrar o nosso amor e celebrar o fato de que o futuro trará coisas novas e boas para todas nós.

Entretanto não existem muitos videogames que se tratam de maternidade. O único jogo que eu sei que você joga com uma mãe é “What Remains of Edith Finch”, mas o jogo distintivamente não se trata da relação dela com a sua criança. E sim dela procurando as raízes da sua família, que é um tema muito forte de Samhain – o Sabbath anterior. Mas no final de Edith Finch existe esperança suficiente no nascimento da criança que eu me sinto confortável recomendando como um jogo pra se jogar no Yuletide.

Entretanto, se o “walking simulator” não é a sua praia, acredito que o que não falta nos dias de hoje são os “dad simulators” que nos fazem tomar o papel de pais retraídos tendo que passar tempos difíceis com crianças que não são necessariamente nossas. E mesmo que os protagonistas desses jogos sejam homens, eles nos mostram a parte mais importante do Yule: A criança nasceu. Ela representa a esperança, sim, mas sem o seu auxílio essa esperança não irá pra lugar nenhum e pode até morrer.

Aqui a gente pode falar de The Last of Us, The Walking Dead, até Dream Daddy. Mas, pra mim, a joia da coroa dos dad simulators é God of War (2018) onde Kratos ensina o seu filho a sobreviver o mundo perigoso de Midgard enquanto o filho ensina ao pai como abandonar a sua masculinidade tóxica e aprender coisas como gentileza e paciência.

God of War é um jogo muito especial pra essa época do ano pois ele literalmente se trata do nascimento da Criança da Promessa como ela se manifesta na mitologia nórdica. Sendo o filho do Kratos o Deus de uma das profecias mais importantes de todos os textos nórdicos. E como se não fosse o suficiente a ideia de maternidade, o jogo também representa o início da Caçada Selvagem de Odin, com Draugurs aparecendo onde eles não deveriam existir e kratos e seu filho tentando entender o que está acontecendo e se isso tem algo a ver com os deuses.

A beleza dos dad simulators, principalmente nessa época do ano, é que eles ajudam a conectar pais e filhos e talvez entender melhor os sentimentos uns dos outros. E enquanto não fazem mais jogos sobre mães e filhas, eu acredito que God of War é bom o suficiente.

Então bênçãos de Yule pra todas nós! Que tenhamos muitos chocolates quentes, alimentemos nossas esperanças e nos liguemos com as crianças dentro de nós e ao nosso redor.

Merry Yule and Blessed be.




PS: Mil perdões pela minha ausência no mês de maio. Eu sinceramente não consigo dizer pra vocês o que aconteceu além de “minha saúde mental me fodeu e continua me fodendo”. Então eu gostaria de simplesmente agradecer a paciência e o apoio e podem saber que eu continuo produzindo, só não tão rápido quanto eu gostaria por causa de instabilidade financeira e emocional. Mas com fé nos deuses a gente continua indo em frente.

Amo vocês.

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.