Responsabilidade Mútua em Lughnasadh e RimWorld

Quando Aragorn, o legítimo rei de Gondor, reconquistou seu trono, houve paz e prosperidade. Simba trouxe de volta a abundância e a justiça para o reino da savana. Hamlet, Arthur, Caspian, Zelda, T’chaka, Vanellope. Todo rei e rainha que se prese precisa lutar pelo bem estar do seu reino, e garantir que ele prosperará em suas mãos responsáveis e não cairá nas garras do vício, da ganância e da… “maldade”.

Por mais problemáticas que sejam histórias do “verdadeiro rei aparecer e tudo ficar bem” sejam, há um elemento mitológico que torna as lições desse tipo de história em um tipo de verdade interna que podemos levar para nossas vidas.

Essas verdades internas podem ser chamadas de arquetípicas, e o que o arquétipo do rei que retorna ao seu reino depois de enfrentar grande perigo nos ensina que para termos prosperidade nas nossas vidas é necessário responsabilidade e sacrifício.

Depois de sobreviver a invasão dos Tuatha de Danann e adotar o pequeno Lugh como seu próprio filho, Tailte tomou a tarefa de preparar toda a terra da Irlanda para plantação. Depois de tarefa tão árdua, entretanto, Tailte ela morreu, deixando Lugh sozinho e em luto.

Para homenagear o sacrifício de sua mãe, Lugh fez um festival cheio de bebida, comida e competições de proeza física que abençoariam o seu espírito.

O festival ficou conhecido como Lughnasadh, e foi associado com as bençãos da agricultura, com comida de sobra para alimentar todos os vilarejos e seus visitantes. Wiccanas e Wiccanos ainda celebram esse ritual, no dia 1 de agosto no hemisfério norte, e no dia 1 de fevereiro no hemisfério sul.

O ensinamento por trás do sacrifício de Tailte, entretanto, se trata da responsabilidade de uma rainha com sua terra. Ela se sacrifica pelo bem da Irlanda e é homenageada pelo seu herói mais lendário.

Na Wicca é o próprio Deus faz esse sacrifício, morrendo toda vez que um pé de trigo ou de milho é cortado da terra, e renascendo toda vez que novas sementes são plantadas.

O Rei, o Deus Wiccano, não é o rei legítimo das suas terras por simples virtude do seu nascimento. Mas por estar disposto a fazer de tudo pelo seu reino. Sua terra, seu povo, sua família.

Todo esse poder e responsabilidade, entretanto, não pode cair na cabeça de uma pessoa só. Aragorn e Caspian conseguem liderar seus reinos de maneira justas e dignas porque eles são arquétipos, não humanos. Qualquer ser humano real seria corrompido por esse poder e responsabilidade, se tornando ditadores, mesmo que apenas dentro das suas casas.

A realidade que não é apenas o chefe da casa que deve tomar o papel do rei. Todas nós devemos aprender com o sacrifício e a responsabilidade dos reis arquetípicos e trazer esse sacrifício e responsabilidade para as nossas vidas.

Então, nesse Sabbath eu gostaria de trazer um jogo que na realidade se trata de responsabilidade mútua entre todos os membros da comunidade. Onde todos tem que tomar o papel de Rei.

Em RimWorld todos os membros da comunidade têm que se ajudar para sobreviver em um planeta novo e hostil. Todo mundo tem que ter noção das suas responsabilidades para garantir que nenhuma outra pessoa morra. Afinal, uma pessoa a menos é uma mão a menos para ajudar na sobrevivência.

Continuando, portanto, o trabalho de criar mitos urbanos…

A Deusa e o Deus se sacrificaram muito para criar um novo lar próspero para elas mesmas e sua família. Para não esquecer o motivo pelo qual esse sacrifício foi feito, elas aproveitam da abundância que coletaram com todas as pessoas que se beneficiam dessa prosperidade ou ajudaram ela a ser conquistada.

Com pães e jogos a Deusa e o Deus celebram todo o trabalho que fizeram até aqui e se preparam para o que ainda está por vir.

Que aprendamos com elas então como ser responsáveis com nosso dinheiro, familiares e colegas de trabalho. Como dividir responsabilidades pelo bem dos nossos reinos. E como fazer tudo isso sem deixar de aproveitar nossas vidas.

Feliz Lughnasadh.

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.