Tutorial de Como Baixar Jogos de Graça

Você sabia que a Ubisoft é uma empresa comandada por predadores sexuais e abusadores psicológicos que não merecem um centavo do seu dinheiro?

Nas últimas semanas, todos os jornalistas de videogame que tem algum tipo de integridade profissional vem focando todos os seus recursos para investigar as alegações de violência física, abuso emocional e assédio sexual vindo de empregados e ex-empregados da Ubisoft, Take-Two Interactive, EA, Naughty Dog e sabe deus quem mais (sem nem falar dos crimes fiscais e de falsidade ideológica).

E nada disso é novidade, pra ser completamente sincera. A indústria do videogame é podre. Toda a cultura do videogame mainstream foi montada, desde o princípio, em cima de machismo, segregação, violência física e emocional, desrespeito aos direitos dos trabalhadores e consumidores, e, sim, abuso psicológico e sexual.

É realmente uma surpresa descobrir que uma indústria que se orgulha de pescar os jogadores mais psicologicamente vulneráveis pra arrancar todo o seu dinheiro seja liderada por abusadores e assediadores? Qualquer pessoa com 2 olhos e 1 cérebro podia ver o que tava acontecendo ali.

Esse é apenas um dos vários motivos pelos quais eu acredito que a distribuição livre de software privado não deve simplesmente ser aceitada dependendo das circunstâncias financeiras e sociais de cada indivíduo. Ela deve ser encorajada como uma obrigação cívica.

Caso você queira saber mais sobre a justificativa por trás do incentivo à distribuição gratuita, o Partido Pirata do Brasil e o Copy-Me tem um material básico bem interessante. Mas eu acho que a maior parte dos brasileiros já tá por dentro da distribuição gratuita de filmes e séries, mas não é tão simples com videogames.

Com frequência eu vejo posts no Facebook de pessoas falando que tem medo de baixar e instalar jogos gratuitos porque “vem com vírus junto” ou outras preocupações relacionadas a privacidade e segurança no seu computador. E esses tempos eu tava conversando com uma amiga minha sobre como a nossa facilidade pra baixar software gratuito veio de um tipo bastante específico de alfabetização virtual que a maioria das pessoas não teve acesso ou oportunidade de aprender.

(eu vou entrar na questão de apoiar os devs no final do texto)

Quando eu aprendi a baixar e jogar jogos gratuitos no PC, não existia essa internet centralizada em apenas alguns sites controlados por empresas multibilionárias. A gente tinha que desbravar sites e programas de origem dúbia pra fazer literalmente qualquer coisa. E ninguém além dos meus pais e colegas de escola me conheciam pelo nome de verdade. Cada site e cada comunidade nova onde eu me encontrava eu criava uma nova persona com um nome novo. Hoje em dia isso seria visto como uma medida de precaução para preservar minha privacidade, mas na verdade era simplesmente como a internet funcionava lá por 2004.

O que eu aprendi nessa época ainda serve pra encontrar e distribuir jogos gratuitos hoje em dia? Sim e não. Enquanto PCs existirem, distribuir jogos de PC sempre vai ser muito fácil. Entretanto, esse conhecimento já não se aplica mais pra baixar jogos de emulador ou para consoles destravados. A Nintendo tornou a vida do distribuidor de jogos de console particularmente difícil, então você acaba tendo que estar sempre alerta para os novos sites e técnicas de distribuição. E eu já perdi o fio dessa meada faz alguns anos.

Então vamos começar com o básico pra baixar qualquer coisa gratuitamente:

1. Navegador

Use o Firefox.

É sério.

Existe um motivo pelo qual toda versão do Linux vem com o Firefox já instalado.

Além dele ser, em geral, um navegador excelente, você pode ter muito mais certeza da sua privacidade usando a versão mais recente dele do que com qualquer outro navegador. (Ainda mais se esse outro navegador pertencer a uma empresa multibilionária conhecida por vender suas informações de navegação para outras empresas.)

2. Adblock

O meu ad-block favorito é o Ghostery, mas você pode escolher qualquer que seja o adblock que você confia mais. Ele nem sempre vai funcionar, e pode acabar quebrando o acesso a alguns sites legítimos (por exemplo, se eu quiser acessar a Kabum – aquela loja de peças de PC – eu tenho que falar pro meu adblock confiar nesse site), mas é bastante necessário que você tenha algum adblock pra não acabar caindo em certas armadilhas de marketeiros mal intencionados.

3. Mecanismo de Busca

Você pode usar o Google pra procurar por software gratuito? Pode, mas você provavelmente não vai achar muita coisa. Por questões legais e financeiras, é de interesse do Google esconder ou não dar prioridade para sites que possam ser relacionados à… esse tipo de distribuição gratuita.

Em vez do Google eu diria pra você usar o DuckDuckGo quando estiver procurando por coisas de graça. Ele é um mecanismo de busca muito eficiente e popular entre hacktivistas ou pessoas preocupadas com manter a sua privacidade online, então pode confiar.

4. VPN

Baixar conteúdo gratuito pra consumo pessoal não é ilegal no Brasil, então você não necessariamente precisa de um VPN, mas é bom ter por garantia.

VPN é basicamente um serviço que você paga mensalmente pra “mascarar” ou “desviar” o seu endereço de IP para outros países, assim nenhum órgão oficial ou privado de restrição de navegação vai conseguir seguir a sua navegação até você e seu endereço de verdade.

Eu acho que um VPN contratado no Brasil deve estar custando por volta de 15 a 10 reais mensais. Vai de você pesar se é realmente necessário ou não.

5. Torrents

A forma mais fácil e comum de se baixar jogos gratuitos na internet é através de torrents. Mas o que é um torrent?

Pensa num arquivo que você vai baixar de uma nuvem. Só que em vez desse arquivo estar guardado inteiro num servidor específico que você simplesmente copia para o seu computador de uma vez só, o torrent pega esse arquivo aos poucos de vários computadores ao redor do mundo que também tem o arquivo que você quer baixar. Então, depois que você baixa um torrent, presumindo que você não delete o arquivo e nem mude ele de nome ou de lugar, você estará ajudando outra pessoa a conseguir esse arquivo também.

Para baixar e subir arquivos de torrent você precisará de um torrent client. Existem vários por aí. O μTorrent – ou “uTorrent” – é o client mais popular na internet, e o que a maior parte das pessoas usam para todos os fins de distribuição gratuita. Mas considerando todas as quebras de privacidade e infecções que ele já sofreu no passado, eu não confio muito nele. Eu particularmente prefiro usar o qBittorrent ou qualquer outro client menos conhecido que justamente por ser menos conhecido vai ter uma probabilidade menor de sofrer algum ataque malicioso.

6. Antivírus

Você pode até tentar instalar jogos ou qualquer outro tipo de software gratuito enquanto usa um antivírus qualquer, mas eu recomendaria desligar ou mesmo desinstalar o seu antivírus enquanto você faz isso.

A maioria dos distribuidores de jogos gratuitos comprimem os arquivos do jogo para instalação usando a mesma técnica de compressão usada em Trojans – um tipo de vírus que instala um monte de merda de uma vez no seu PC. Por causa dessa técnica de compressão os antivírus tendem a surtar com qualquer jogo que você baixe gratuitamente.

Além disso, empresas de antivírus são aliadas a distribuidoras oficiais de todo tipo de software, que naturalmente são totalmente contra a ideia da distribuição gratuita. Então se o antivírus conseguir detectar qualquer técnica ou identificação de distribuição gratuita ele vai marcar como vírus.

Se você quiser manter o seu antivírus rodando, não se esqueça de falar pra ele confiar nos arquivos que você baixou.

Mas isso não deixa seu PC vulnerável a outros tipos de ataque? Sim. E é por isso que nós temos que pensar em outras estratégias de segurança.

7. Medidas de Precaução

É provável que no processo de procurar softwares de graça na internet você passe por alguns sites cheios de propagandas dúbias e pop-ups perigosos. É MUITO mais provável que o seu computador acabe adquirindo software malicioso através dessas propagandas e pop-ups do que através do arquivo do jogo em si.

Se isso acontecer contigo, feche todas as pop-ups que abrirem o mais rápido possível, idealmente antes delas carregarem. Tente ter o máximo de certeza possível de que a nova página que você está abrindo foi de sua própria intenção, não intenção de algum marketeiro fdp querendo fazer você assinar um serviço pra assistir jogos de poker toda semana pelo seu email.

Se tem muita propaganda, ou se o site tá pedindo pra você desligar o ad-block, provavelmente é melhor tu ir atrás de outro site e deixar esse pra lá.

Além disso, alguns sites não tão invasivos, mas particularmente perniciosos, vão ter 3 ou mais botões diferentes dizendo “download” pra você clicar. O download do jogo de verdade provavelmente será o link mais simples – um texto padrão com uma cor diferente, geralmente azul. Pra ter mais garantia, você também pode passar o mouse em cima de cada link ou botão, sem clicar, e ver o endereço pra onde ele leva aparecer no canto inferior esquerdo do navegador.


Okay, a gente falou pra caralho sobre o que você precisa saber antes de procurar por jogos gratuitos, mas onde a gente acha esses jogos?

Achando Jogos Gratuitos

O Jeito Simples

O jeito mais fácil é procurar em sites que a comunidade ao seu redor já confia. Se você não tem acesso a uma comunidade confiável de distribuição gratuita de videogames, você pode procurar ajuda nos subreddits r/CrackWatch e r/Piracy. Mas NÃO PEÇA POR LINKS.

É ilegal, inclusive no Brasil, subir e compartilhar conteúdo gratuito sem a permissão das distribuidoras oficiais. Se você pedir links ou divulgar links em qualquer lugar que não seja um chat privado, é muito provável que sua postagem seja deletada e a sua conta denunciada. (por isso não to colocando link nenhum nesse post)

Se você não tem certeza total do site que você está navegando, é interessante estar ciente dos diferentes grupos de destrave, que tiram as medidas anti-cópia dos jogos lançados para a Steam ou para a EPIC, e distribuem esses jogos gratuitamente em outras partes na internet.

Normalmente, no título do arquivo do jogo que você está baixando também estará o nome do grupo que destravou esse jogo para distribuição gratuita. Então se você descobrir os grupos mais confiáveis, você saberá quais arquivos baixar ou não.

Os meus grupos favoritos são:

  • CODEX
  • SKIDROW
  • PLAZA
  • HOODLAM
  • RELOADED

Também é interessante buscar por jogos com o termo GOG no título do arquivo.

GOG é uma loja de videogames virtual onde são vendidos jogos sem nenhum tipo de DRM (as tais medidas anti-cópia que a maioria das empresas colocam nesses jogos). Qualquer pessoa que compra qualquer jogo no GOG pode baixar o instalador quando quiser e passar esse instalador pra quem ela quiser. Então se o jogo foi lançado no GOG é bem provável que ele logo aparecerá m sites de distribuição gratuita de videogames.

Caso você ainda não esteja super confiante, vou passar pra vocês uma lista com os nomes dos sites que eu gosto de usar pra pegar jogos. Mas eles SÓ FUNCIONAM no FIREFOX. Lembrem disso.

E eu vou escrever eles em leetspeak (trocando certas letras por números) então não esqueçam de decodificar antes de procurar os termos no duckduckgo.

  • FR33G0GPCG4M3S
  • PCG4M3ST0RR3NTS
  • 1GG-G4M3S
  • FR33PCG4M3SD3N

O segundo site dessa lista abre uma popup pra começar a baixar o jogo, que vai pedir pra você desligar o adblock. Essa página vai ter uma foto de FFXV agradecendo pelo seu download, e um timer pra liberar o download. Nesse caso você pode confiar na página.

O Jeito Menos Simples

The PirateBay

O PirateBay já foi o site mais famoso para conseguir baixar qualquer software grátis, mas tão antiga quanto a sua fama era a propaganda negativa de distribuidoras oficiais contra esse site dizendo que ele estava repleto de vírus.

O PirateBay já passou por muitas batalhas legais e foi derrubado e levantado mais vezes do que se consegue contar. Infelizmente, o acesso a ele e a navegação dentro dele foi ficando cada vez mais esotérica com o passar do tempo.

Para acessar o PirateBay primeiro você terá que buscar no duckduckgo por “The Proxy Bay”. Nesse site você verá vários dos diferentes endereços do PirateBay, junto com seu status de online ou offline, e sua velocidade de conexão.

O principal critério para conseguir baixar arquivos seguros no Piratebay são as caveirinhas verdes e cor-de-rosa que aparecem do lado direito de cada arquivo.

Essas caveiras indicam que os usuários que subiram tal arquivo são usuários que conquistaram a confiança da comunidade do piratebay, e também significa que provavelmente esses links são dignos da sua confiança.

Quando estiver no Piratebay, entretanto, evite downloads diretos. Prefira clicar no ímãzinho ou no link que diz “get this torrent”. Isso abrirá o arquivo desejado direto no seu client de torrent, sem acidentalmente acabar baixando algum conteúdo nocivo que passou despercebido pelo adblocker.

1337x

Vários outros sites tentaram tomar o trono do PirateBay, mas o único que realmente conseguiu superar o seu antecessor foi o 1337x.

Usar o 1337x é muito mais simples e confiável do que o PirateBay. De acordo com o próprio site, todos os arquivos neles foram subidos por usuários verificados e confiáveis nos quais você também pode confiar. E ele praticamente não tem propaganda – o site é totalmente mantido através da doação de bitcoin.


Instalando os jogos

Tá bom Felicia. Agora to com um arquivo .iso de 30GB. Que que eu faço com essa porra? Gravo aos poucos em 8 DVDs?

Não. Basta usar um programinha gratuito chamado WinCDEmu, que faz o seu PC abrir qualquer arquivo .iso como se fosse um DVD virtual. Aí você inicia o Setup e instala como faria com qualquer programa de… duas décadas atrás.

As vezes esse DVD virtual também vai ter uma pasta com o nome do grupo de destrave junto com o executável. Geralmente o executável automaticamente coloca os arquivos dessa pasta na pasta de instalação do jogo, mas as vezes você vai precisar fazer isso manualmente. É por isso que ela está lá.

Se o jogo quiser se conectar com a internet, só deixe se for uma versão do GOG. Caso contrário, barre ele na sua firewall.


Mas a gente não devia dar o nosso suporte aos desenvolvedores?

Sim, devemos. Mas não é através do livre mercado que a gente vai dar uma vida digna pras pessoas que produzem os jogos que a gente ama.

Como eu falei na introdução do texto, a indústria de videogames foi construída através do trabalho mal remunerado e abusivo de milhares de trabalhadores que são obrigados a aceitar condições de trabalho horríveis em troca de simplesmente ter um emprego.

Além do que a maior parte das grandes empresas de videogame não precisam do nosso dinheiro. A porra da Activision Blizzard paga imposto negativo nos Estados Unidos e na Inglaterra. Eles GANHAM dinheiro do governo pra tratar seus trabalhadores que nem lixo.

Formas de realmente ajudar essas pessoas estão listadas e bem explicadas no site do movimento Game Workers Unite.

Em relação aos jogos indie é diferente. O sucesso financeiro de um jogo indie realmente é capaz de ditar a capacidade de um grupo de desenvolvedores conseguir comprar comida no próximo mês ou não.

Ainda assim, é útil considerar em qual plataforma você quer adquirir esse jogo.

Lojas virtuais onde a sua compra individual pode fazer diferença para a equipe de desenvolvimento do jogo são o GOG, o Humble Bundle, e o itch.io. E se você tiver a oportunidade de comprar jogos independentes de equipes pequenas nessas plataformas, você super deve tomar essas oportunidades, mesmo que você nem chegue a jogar o jogo ou já tenha jogado ele antes numa versão “gratuita”.

As vezes alguns desenvolvedores tem formas de financiamento coletivo para manter seus estúdios funcionando independente do sucesso financeiro dos seus jogos, e já que eu decidi voltar a desenvolver RPGs de mesa acho que eu sou uma dessas desenvolvedoras. O dinheiro que eu recebo pelo catarse e outros meios de financiamento coletivo servem principalmente para manter o site no ar e pagar minhas despesas com saúde pra continuar escrevendo coisas assim.

Mas com saúde e tempo livre a gente costuma fazer mais de uma coisa ao mesmo tempo, então se quiserem mostrar seu suporte deixem 5 reaizinhos mensais lá no meu catarse pra mostrar pra mim que você gosta desse rolê e quer ver mais.

É isso aí, galera. Amo vocês e Blessed Be.

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.